Sessão ordinária discute projeto de iniciativa do Poder Executivo

A Câmara Municipal de Vista Serrana, casa Sebastião Gomes Xavier, realizou sessão ordinária neste sábado, dia 9 de junho, às 9h, na sala de reunião. A sessão contou com a presença dos vereadores Leodiézio Rodrigues Ferreira; Evaldo Medeiros da Silva; Mariete Leite; Clenilson Monteiro da Silva; José Filho Alves Dantas; Wedson de Araújo Farias; José Arimatheia de Medeiros Filho.

O presidente declarou aberta a sessão e autorizou a leitura da ata da reunião anterior, que foi aprovada.  Em seguida ele informou que a matéria do dia seria a apreciação e votação do Projeto de Lei 006/2018 de iniciativa do Poder Executivo.

No uso da tribuna, o vereador Wedson de Araújo destacou a ausência da população nas sessões da Câmara e informou que recebeu as respostas dos Requerimentos Executivo, porém destacou que alguns foram mal respondidos e outros sequer tiveram resposta. Wedson afirmou que recebeu ofício do presidente da Casa, e solicitou que ele tivesse mais zelo pelas diárias; disse para ele utilizar os recursos com responsabilidade. Falou da necessidade de haver mais tempo para a apreciação de projetos e ressaltou o caso do SAMU do município,  ao destacou a luta que vem travando para reaver o serviço.

Já o vereador José Filho apresentou um Requerimento em que solicita a construção de uma praça de alimentação no município, para organizar a comercialização local. Apresentou outro Requerimento em que pede a aquisição de uma Van de 16 lugares para melhor atender à saúde do município.

Leodiézio apresentou Requerimento para a pavimentação de diversas ruas na cidade, inclusive a rua Deocleciano Xavier de Lins.  Enquanto o vereador Clemilson apresentou Requerimento que pede ao Poder Executivo que seja realizada uma reforma na Unidade de Saúde do sítio Acari I, para melhor atender à localidade.

O presidente da Casa, Américo Xavier, informou que participou de um Encontro Regional de Controle Interno juntamente com outros gestores da região, e com auditores do TCE. Américo convidou os vereadores a participar de uma cavalgada que acontecerá em 17 de junho, em homenagem à emancipação política do município. O presidente apresentou ainda um Requerimento que solicita a pavimentação da comunidade Mendes.

O vereador Arimatheia acrescentou que já havia solicitado em Requerimento a pavimentação da rua que leva até a escola da comunidade Mendes, que poderia ser estendida até o sítio.

Em seguida, o presidente convidou os vereadores para a sessão extraordinária do dia 12 de junho, às 16h na Câmara. Ele autorizou o projeto 006/2018 do executivo para o parecer das comissões. Na discussão, o vereador Wedson relatou que não participou porque se preocupa que um projeto seja analisado em 15 dias, afirmando que o projeto deveria ficar ao menos dois meses em tramitação.

Encerradas as discussões, o presidente fez uma  votação nominal, onde foram favoráveis ao projeto os vereadores José Filho, Arimatheia, Marinete Leite, Clenilson, Evaldo e Leodiézio. Já o vereador Wedson Araújo votou contra. O projeto foi aprovado, portanto, por 6 votos favoráveis e 1 contrário.

E como ninguém mais fez uso da palavra e não havia mais nada a declarar, o presidente da Casa deu por encerrada a votação.