CÂMARA INICIA ATIVIDADES PARA 2º SEMESTRE DE 2018

A Abertura das atividades da Câmara Municipal de Vista Serrana para o período do 2º semestre de 2018 foi tranquila. Contou com a presença de 8(oito) vereadores, apenas a vereadora Marinete Leite, conhecida por Neta do Posto não pode comparecer.

O presidente da casa, o vereador Américo Gomes Xavier, deu as boas-vindas aos colegas e ao público presente e iniciou a sessão que agora é realizada aos sábados pela manhã, a partir das 9 horas.

Na primeira sessão do 2º semestre de 2018 não houve pauta de votação, um pequeno grupo de pessoas compareceu para assistir.  O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Leodiezio que  apresentou um projeto de lei para esclarecer os alunos da rede pública municipal as consequências que o uso de drogas causa a vida das pessoas, o objetivo é alertar a juventude quanto ao mal que as drogas causam na vida dos usuários e das família deles. O presidente encaminhou o projeto as comissões, parabenizou o vereador por sua atitude, relatou que é um problema grave o uso de drogas no município, citou que alguns jovens e adultos estão buscando ajuda em clínicas de recuperação.

Já a vereadora Luanna Garcia citou que é preocupante a quantidade de usuários de algum tipo de droga no município, que houvesse uma Audiência Pública para que a sociedade no geral pudesse buscar solução para esse problema.

O vereador Wedson destacou que concorda com a vereadora Luanna em propor  uma audiência pública, além de parabenizar o vereador Leodiezio e ainda afirmou que a secretaria de saúde tem mais influência através do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias.

O vereador Evaldo relatou que a população deve se unir para buscar solução. No uso da tribuna agradeceu ao executivo por atender o requerimento dele que solicitou a limpezas de terrenos baldios no Conjunto, destacou ainda que foi resolvido o problema da água no Sítio Pé de Serrote e pediu que a Secretaria de Saúde tomasse providências em relação a grande quantidade de barbeiro e escorpião, nos Sítio Alto do Desterro e Saco. O vereador Evaldo apresentou ainda um requerimento onde sugere ao poder executivo que haja a castração de cães e gatos soltos nas ruas de Vista Serrana, pois os animais estariam transmitindo doenças.

O presidente da casa o vereador Américo, consultou se os demais vereadores são de acordo com o requerimento do vereador Evaldo, todos foram favoráveis.

O vereador Arimatheia relatou que é a favor do requerimento do vereador Evaldo e destacou que já solicitou a criação do Centro de Zoonoses no município. A vereadora Luanna solicitou que se construísse um galpão para esses animais serem tratados.

O vereador Evaldo relatou que cidades pequenas conseguem tirar esses animais de rua, que na gestão do vereador Wedson como secretário foram encontrados 6(seis) cães com calazar, doença transmissível.

No uso da tribuna o vereador Wedson, cumprimentou a todos presente, desejou aos nobres colegas uma legislatura bem mais produtiva com a função de melhorar a vida dos vista serranenses, solicitou de forma verbal que tomasse providências a respeito das queimadas no lixão a céu aberto na entrada da cidade, que vem causando transtorno para os cidadãos principalmente os moradores do Conjunto,  que busque alguma ação para acabar com essas queimadas.

O vereador Evaldo relatou que o problema maior está em encontrar um terreno para colocar esse lixo, que a população precisa ser educada na destinação desses resíduos.

O vereador Wedson sugeriu ter uma conscientização nas escolas, inclusive se colocou a disposição da gestão e que uma maneira de solução seria um consórcio.

O vereador Arimatheia relata que já cobrou por meio de requerimento que algo fosse realizado a respeito do lixão. Continuando o vereador Wedson relata que ainda está sem o SAMU, que denunciou o prefeito de Patos por não está custeando o SAMU, que vidas estão sendo perdidas sem o serviço prestado, que estamos sem Defensor Público, alegando que o pobre não tem muitas vezes como pagar um advogado. O vereador Wedson apresentou um projeto de lei para controle de natalidade de cães e gatos no município, que está aberto ao diálogo  e que se algum vereador quiser propor emendas está a disposição para discutir o tema, que esse projeto tem base em lei federal que busca melhorar a saúde no município. O presidente da casa, o vereador Américo, encaminhou para as comissões.

O vereador José Filho também usou a tribuna, cumprimentou a todos presentes, relatou que há no município um funcionário que vem desempenhado uma função de extrema importância que é o senhor Albinete, onde solicita dos demais vereadores para junto conversarem com o prefeito para melhorar seu salário por esta desempenhado o trabalho de forma brilhante e em muitos casos fora do horário de expediente. A vereadora Luanna relatou que o funcionário tem que trabalhar aquele período que a lei permite,  o vereador Wedson sugeriu que o trabalho fosse realizado por dois funcionários e que diante da lei não tem o que fazer, que tem secretários que não  trabalha e funcionários que não vão ao posto de trabalho. Para finalizar a sessão o vereador Wedson solicitou a limpeza do cemitério público que disse estar abandonado e o vereador Leodiezio destacou que já pediu a limpeza.

Encerradas as falas dos vereadores o presidente da casa, o vereador Américo encerrou a sessão e confirmou para o próximo dia 04 de agosto de 2018 a próxima sessão.